terça-feira, 20 de maio de 2014

Ataca-me um Ulisses desconhecido, longínquo, perpétuo


Tinhas partido e era eu que ficava em casa, à tua espera. Como Penélope, era eu que te esperava, que mantinha a esperança. Contra o mais elementar senso comum.
Mas um dia, ao contrário dela, deixei de esperar. Percebi que não voltarias, que ninguém volta, que o regresso não é possível: nunca ninguém se banha duas vezes na mesma água de um rio.
Percebi que a minha fidelidade era louca, que a vida me passava ao lado. O universo estava em movimento e também eu comecei a mover-me.
Percebi que, se voltasses, eu ficaria sentado à tua frente em silêncio e não poderia comunicar contigo: haveria entre nós a barreira do tempo.
Porque não é possível alguém voltar ao leito conjugal e fazer amor, contar o que sucedeu durante os anos de ausência, enquanto uma deusa faz com que a noite se prolongue e o dia tarde a nascer para termos tempo de contar o tempo intermédio e tudo voltar a ser como era, desde o momento em que foi interrompido.
Nada disso era possível, a não ser numa história mal contada.
Tínhamos saído da vida um do outro, cada um tinha agora a sua.
Então assumi que não irias voltar.
Um dia acordei com essa certeza: nunca irias voltar.
E Lisboa desapareceu contigo.


 [Teolinda Gersão]

Sem comentários:

Enviar um comentário